QUANTA COISA PODE ESTAR LOGO ALI - LOLA SALGADO

 


Esse livro me conquistou com esse título emblemático, uma sinopse que começa com a frase "amadurecer é uma droga" e recheada de possibilidades para muito drama e reviravoltas e essa capa fofíssima que me lembrou muito o livro da Heloísa Cruz, Três Letras.

"Se envelhecer era estar diante de várias mudanças sobre as quais não tínhamos o menor controle, então eu não queria deixar de ser adolescente nunca."

Embarquei nas desventuras de Olívia cheia de expectativas e todas elas foram alcançadas com esse maravilhoso romance young adult da Lola Salgado, que é uma fábrica de quotes!

"Era tão estranho ter certeza do que eu não queria e não fazer a menor ideia do contrário."

Olívia é aquela adolescente com a qual a gente logo se identifica. Ela está naquele momento decisivo em que precisa escolher o que fazer da vida pós colégio e dividida entre atender suas próprias expectativas ou agradar à sua família, que criou suas próprias expectativas para ela.

"Não queria magoar a minha família, frustrar as expectativas dela. Mas era justo ter que priorizar o sonho dos outros em detrimento dos meus?"

Para complicar tudo, Olívia tem uma mãe levemente superprotetora que a criou sozinha e teve que desistir de sua vocação para ser médica para cuidar da filha, quando abandonada pelo namorado, pai de Olívia, que optou por seguir sua carreira de músico. E Olívia, para agradar a mãe, escolheu mentir, por vários anos, que pretendia seguir um carreira que nunca sequer cogitou em efetivamente seguir.

"Eu não queria ter que escolher nada! Quem é que está preparado para, antes dos dezoito aos, decidir a profissão para o resto da vida? [...] Só que até não escolher é uma escolha."

Reprovada no vestibular e forçada a contar a verdade para sua mãe, tia e avó, que não faz ideia do que quer fazer pelo resto de sua vida, Olívia vê sua vida desmoronando ao seu redor: sua relação com sua mãe, abalada, suas perspectivas para o futuro anuviadas e sua banda favorita anunciando a separação e um turnê de despedida.

Olívia se sente em um beco sem saída, sufocada e sem rumo e toma uma decisão precipitada que promete mudar sua vida para sempre e forçá-la a encarar o amadurecimento que ela tanto gostaria de poder evitar.

"De todas as coisas que amadurecer envolvia, essa era, para mim, a mais complicada. Não ter sentimentos definidos, ser tudo tão misturado, tão confuso."

Contrariando a mãe, Olívia decide mudar-se para Curitiba para viver com seu pai por algum tempo e tentar estreitar seus laços com esse genitor que passou a maior parte da sua vida ausente, mas que vem tentando se reaproximar nos últimos cinco anos.

A partir daí se desenrolam aventuras e desventuras, encontros e desencontros, aprendizados, conflitos, exposição, lições aprendidas e uma reconciliação, não apenas com os pais, mas com o medo de amadurecer.

"Amadurecer, pelo jeito, era uma eterna estrada cheia de bifurcações."

É impossível se manter imune à miríade de emoções dessa leitura, que aborda vários temas complicados com leveza e delicadeza e provoca inúmeras reflexões importantes, além de muitas risadas com as trapalhadas de Olívia e suspiros com sua relação com Ravi.

"O final é uma certeza. Não é questão de se vai acontecer, mas de quando vai acontecer."

Pra completar, Olívia é uma fanfiqueira e alguns trechos de suas histórias envolvendo os integrantes de sua banda favorita fazem parte do livro, o que gera ainda mais identificação e conexão com o leitor e faz entender a importância da escrita para a protagonista, assim como para seus leitores. Tudo a destacar o poder da literatura como mecanismo de empatia e evolução.

"Foi escrevendo que descobri coisas sobre mim mesma que nem imaginava. Sentimentos guardados, que pulavam para fora e viravam poesia."

Faça as malas e embarque nessa aventura recheada de momentos preciosos, muita comédia, romance, drama e lições de vida que deixam o coração do leitor quentinho!

Vamos viajar?!

Continue acompanhando o blog  para mais resenhas, indicações e dicas de leitura!

Acompanhe a página da Amazon da autora para conhecer suas outras publicações!

Siga a autora Lola Salgado nas redes sociais para saber mais sobre ela e seus livros!

Se você gota de livros como esse, confira a resenha do livro Três Letras, da Heloísa Cruz!

Se você gosta de romance adolescente, vai adorar o livro Cápsula do Tempo, que tem um toque de nostalgia do final dos anos 90 e muitas emoções!

Comentários