CONFISSÕES DE UM GAROTO TALENTOSO, PURPURINADO E (INTIMAMENTE) DISCRIMINADO - THALITA REBOUÇAS

 


VAMOS FALAR SOBRE ZECA! PRECISAMOS FALAR SOBRE ZECA! PRECISÁVAMOS DESESPERADAMENTE DE UM ZECA NA LITERATURA NACIONAL!

Thalita Rebouças, a diva, musa, rainha da literatura jovem nacional, chega nesse 2022 com uma pérola literária consolidada em um protagonista NECESSÁRIO

Sim, já conhecíamos Zeca dos livros anteriores, os quais abrilhantou com seu carisma e bom humor, especialmente em Confissões de uma garota excluída, mal-amada e (um pouco) dramática, no qual ajudou a elevar a autoestima de Tetê e fazê-la despertar a garota extraordinária adormecida em seu interior.

Porém, neste livro ele é protagonista absoluto e brilhante e chega com força total em um momento imprescindível, no qual a sociedade está disposta a ouvir o que as minorias tem a dizer, a valorizar todas as formas de amor e praticar o respeito e acolhimento.

Por essas e outras questões essenciais de uma vida social empática e acolhedora é que a história do Zeca é tão importante e precisa tanto ser contada, repetidas vezes, e lida por todos que sonham com esse mundo em que, nas palavras do nosso protagonista purpurinado: "ninguém vai ser julgado AND condenado por amar".

Zeca chega com toda a purpurina necessária para quebrar paradigmas e fazer refletir sobre aceitação, acolhimento e respeito, com dicas práticas e muito bem humoradas sobre a importância de amar a si mesmo, aceitar-se com suas qualidades e defeitos e manter uma autoestima elevada, na melhor vibe GAROTA EXTRAORDINÁRIA, que tem tudo a ver com a minha causa e com o que acredito (nem preciso dizer que amei e favoritei esse livro pra vida!).

"Gay, sim, e com muito orgulho do homem que eu sou."

Zeca fala sobre amor próprio, autoestima, autoaceitação, perdoar-se pelas falhas, parar de tentar agradar a todos e não a si mesmo, acreditar no próprio potencial, sair da zona de conforto, encarar desafios, lidar com traumas e crenças limitantes, enfrentar seus fantasmas e literalmente AMADURECER.

"Vida de adulto é difícil, hein? Por que a gente quer tanto crescer se, quando finalmente cresce, ninguém mais ensina como agir?"

Apesar de Zeca ser muito bem humorado e provocar muitas risadas com suas tiradas irônicas e divertidas, essa não é uma história fácil. Tem muitas nuances e traz muita realidade dura, na forma de preconceito, discriminação, relações familiares conturbadas e sentimentos de autodepreciação que podem levar a situações irreversíveis.

"Eu queria sair de mim, eu queria fugir, eu queria...eu queria deixar de ser eu para não causar mais tanta vergonha para a pessoa responsável pela minha existência."

Claro que a diva Thalita Rebouças conduz tudo isso com muita sutileza, leveza e sensibilidade. O leitor chora, sim, mas ri logo em seguida e vê renovadas as suas esperanças de um mundo mais acolhedor e empático.

Essa é uma história sobre perceber o outro através do seu contexto com olhar carinhoso e acolhedor. Compreender o quão sofrida a vida de alguém pode ser por causa das nossas atitudes agressivas e violentas e do tanto que alguém pode sofrer quando não recebe aquilo que todos nós merecemos: AMOR.

"Crescer dói, mas é bom demais, especialmente quando não se leva desaforo pra casa e se tem brilho no olho, intensidade e gente que te ama por perto. [...] Sigamos chamando de família quem ama e respeita a gente, quem nos acolhe, independentemente de sangue."

Zeca nos ensina que amar a si mesmo não depende de nenhum outro fator e de ninguém além de nós mesmos. Que nós temos condições e possuímos os mecanismos para realizar essa conquista, mesmo que seja difícil, mesmo que a jornada seja árdua, mesmo que a gente precise contar com a ajuda de toda uma rede de apoio (família, amigos, terapia...). Zeca ensina que é possível amar a si mesmo e se aceitar, acreditar em si mesmo e realizar seus sonhos. Basta querer e se esforçar para isso!

"Curta o momento, viva o presente. É só ele que a gente tem."

Faça as malas e embarque em uma aventura emocional muito descontraída e engrandecedora, acompanhando a jornada de Zeca pelas redes sociais, enquanto encontra seu caminho e o verdadeiro sentido da sua existência, e talvez você descubra um pouco mais sobre si mesmo nessa purpurinada aventura e, certamente, consiga olhar com mais amor para o mundo á sua volta!

Vamos viajar?!

Continue acompanhando o blog  para mais resenhas, indicações e dicas de leitura!

Confira a resenha de Um Ano Inesquecível, livro da Thalita Rebouças com Bruna Vieira, Babi Dewet e Paula Pimenta, clicando aqui!

Conheça as obras da Thalita Rebouças na sua página da Amazon!

Siga a autora nas redes sociais para saber mais sobre ela e seus livros!

E se você quer saber mais sobre a GAROTA EXTRAORDINÁRIA, confira meus conteúdos no Instagram e YouTube!


Comentários