A FILHA PRIMITIVA – VANESSA PASSOS

 


Vencedor da 6° Edição do Prêmio Kindle de Literatura

A Filha Primitiva é uma história de amor e ódio, violência e redenção, como propõe a sinopse, e traz à tona questões bastante relevantes e necessárias a respeito do sentimento das mulheres e suas muitas facetas.

"Como dar amor e sentimento de pertença a um filho quando uma mãe não se sente pertencendo a lugar nenhum?"

O livro tem algumas peculiaridades interessantes, como a crueza da linguagem, a urgência das emoções e as escolhas, muito bem pensadas, da autora para trazer para a ficção aspectos da realidade, que se mesclam e despertam sensações no leitor a respeito dos dramas destacados nesta obra.

Neste livro, apenas os homens têm nome. As mulheres, mesmo as protagonistas, são anônimas, o que denota sua invisibilidade, sua indigência, perante a sociedade e a si mesmas. Uma escolha valiosa da autora para apresentar a luta social das mulheres frente ao mundo.

"Realidade, às vezes, é muito mais absurda que a ficção."

Não se trata de uma leitura fácil, pois as situações retratadas são bastante dramáticas, evidenciando o desamparo, o abandono, a violência, a miséria, a contraposição entre amor e ódio, os silêncios, os segredos, a ausência de identidade, representatividade, ancestralidade, que retiram da mulher sua dignidade.

A relação entre as personagens – avó, mãe e filha – também evidencia esse distanciamento, essa crueza e todo o sofrimento, e a autora decide apresentar essas duras verdades sem receios e reservas, provocando reações dramáticas no leitor, que não consegue ficar alheio a tantas emoções urgentes e pungentes.

"Dói parir palavras. Dói mais ainda viver com elas dentro."

Uma narrativa corajosa, madura e necessária que mergulha no âmago feminino, suas dores e temores, seus anseios e sonhos, e evidencia uma cadeia de sentimentos e ausências que se mesclam e se transmutam através das gerações, provocando imperiosa reflexão sobre a importância da identidade e dignidade para romper um ciclo vicioso que aprisiona mulheres à indigência.

"Talvez esse desejo de escrever e criar histórias tenha surgido porque eu nunca tive a chance de conhecer a minha verdade."

Faça as malas e prepare-se para uma experiência inigualável e bastante intensa e dramática.

Vamos viajar?!

O livro está disponível no kindle unlimited e já conta com mais de 800 avaliações.

Sobre a autora: Vanessa Passos nasceu em 1993, em Fortaleza (CE), e atualmente, vive em Porto Alegre. É Doutora em Literatura Comparada pela UFC e cursa Pós-Doutorado em Escrita Criativa na PUCRS.  Idealizadora do Programa Formação de Escritores e Fundadora do Pintura das Palavras, o qual já alcança mais de 13.000 pessoas nas redes sociais. 

Saiba mais sobre a autora e suas obras na sua página da Amazon.

Siga a autora nas redes sociais e incentive sua produção literária, clicando aqui!

Continue acompanhando o blog para mais viagens literárias.

Comentários