QUINTAL FANTÁSTICO - JADNA ALANA

 


Já sou apaixonada pela escrita da Jadna desde que li Se tu me quisesse, Finalista do Prêmio Kindle de Literatura de 2022 e também do Prêmio Odisseia de Literatura Fantástica.

A escrita dela me arrebatou já neste primeiro contato e, sorte minha, tenho contato direto com ela e pude compartilhar meus surtos e impressões da leitura e preciso dizer que ela é, além de uma autora extraordinária, uma pessoa maravilhosa, adorável e impressionante!

Já fazia tempo que eu queria ter esse exemplar em versão física e autografado para exibir na minha estante, porque nas divulgações nas redes sociais já dava pra ver que a edição é belíssima e, conhecendo a escrita da Jadna, já imaginava que a história deveria ser especial.

Quando soube que a Patrícia Albarello, minha super parceira e amiga, participou da construção desse livro, como leitora-beta, emprestando sua expertise nas questões da região Sul, linguagem e tradições gaúchas, fiquei com ainda mais vontade de ler esse livro. E essa vontade só aumentou quando vi a Andressa Klemberg, outra autora amiga, exibindo a edição autografada nas redes sociais.

A espera foi recompensada, porque essa edição é realmente belíssima

As ilustrações são sensacionais e a escrita é tão rica em sensações, aromas, sabores, texturas, sons que carrega o leitor como um sopro do vento pra dentro dessa aventura mágica que mexe com a memória afetiva e cria novas possibilidades para lendas há muito partilhadas. 

A Jadna recontou, com sua criatividade ímpar, algumas das mais conhecidas lendas brasileiras, passando por cada região do Brasil.

Figuras muito conhecidas do imaginário popular, como Curupira, Boto-Rosa, Saci-Pererê, Cuca, Mula sem Cabeça e Iara ganham novas versões, sem perder a essência, mas com uma originalidade que mexe com o imaginário e, também, com as memórias afetivas.

O encantamento das lendas recriadas pela Jadna faz o leitor acreditar que a magia existe.

O livro exalta a cultura brasileira desde à linguagem, a oralidade, até às suas raízes folclóricas.

A leitura dessa obra é uma verdadeira experiência sensorial e não há outra opção para o leitor a não ser favoritar esse livro e recomendar muito essa leitura!

"Agora, as mãos das duas estavam unidas como um elo, presente e passado juntos, e um turbilhão de imagens invadiram a memória de Helena; não como uma previsão do futuro, mas como uma regressão;"

Faça as malas e percorra esse Brasil cheio de lendas e mitos e descubra novas versões para algumas das histórias mais ouvidas na sua região, com toda a autenticidade e delicadeza da escrita dessa autora que é extraordinária!

Vamos viajar?!

Continue acompanhando o blog  para mais resenhas, indicações e dicas de leitura!

Conheça outras obras da Jadna Alana na sua página da Amazon!

Siga a autora nas redes sociais para saber mais sobre ela e seus livros!


Comentários