UM CÉU DE ESTRELAS CURIOSAS - JENNY RUGERONI



Antes de qualquer outra coisa, preciso destacar a beleza poética desse título que, não só, tem tudo a ver com o romance, mas também possui uma perfeita relação com a essência das protagonistas, mexendo, ainda, com o imaginário do leitor quando traz uma característica tão humana para os astros.

Enquanto ficamos nos perguntando se as estrelas são mesmo curiosas e estão nos observando a distância assim como nós a elas, seguimos a narrativa belíssima da autora e acompanhamos a jornada de três gerações de mulheres de uma mesma família, cada uma dentro do seu contexto temporal e social, mas todas unidas pelo mesmo propósito.

Cristina, a personagem central, divide sua narrativa em duas linhas temporais, o presente, em que compartilha a narração com a filha, Carol, e o passado, através de suas reminiscências e memórias a respeito de um relacionamento que não teve a chance de continuar.

As mudanças temporais e de perspectiva dos narradores é tão sutil e necessária que não atrapalha a compreensão do enredo por parte do leitor. Pelo contrário, ajuda a compreender as nuances desses personagens, cujas histórias se interligam e se conectam trazendo ainda mais realismo à trama.

"Foi caindo novamente no pesadelo, mergulhando num abismo de dor irreversível. Mas não era mais o corpo que sentia... era na alma que doía, uma dor muito pior..."

Abordando temas como desigualdade social, preconceito, machismo, masculinidade tóxica, aborto e dramas familiares intensos com muita sensibilidade, a autora apresenta uma histórica riquíssima e muito reflexiva.

Ao mesmo tempo em que acompanhamos a história de Carol, uma jovem do interior que se mudou para a capital, com o irmão mais velho, em busca de melhores oportunidades e condições de vida e vive uma história de amor com um homem de uma classe social superior à sua, descobrimos a relação de Cristina com a família do noivo da filha e acompanhamos sua angústia ao reviver traumas do passado que podem mudar seu presente e futuro.

"Não tem como saber se é para sempre. Mas enquanto durar, eu quero viver intensamente."

Ao final, o leitor é surpreendido, mais de uma vez, com as reviravoltas do enredo e com as conclusões e reflexões dos personagens e oferece uma verdadeira cura para todos os envolvidos, mostrando que, em certo nível, as escolhas que fazemos nos levam na direção que devemos seguir.

Faça as malas e aproveite essa leitura deliciosa e imersiva, acompanhando a jornada desses personagens envolventes e cativantes através de uma narrativa muito construída para manter o leitor fisgado do início ao fim.

Vamos viajar?!

Continue acompanhando o blog  para mais resenhas, indicações e dicas de leitura!

Conheça outras obras da Jenny Rugeroni na sua página da Amazon!

Siga a autora nas redes sociais para saber mais sobre ela e seus livros!

Comentários

Postar um comentário