E FOI ASSIM QUE TUDO MUDOU - THAIS BERGMANN

 


Já imaginou ser uma adolescente apaixonada por seu namorado, compartilhar com ele uma foto íntima e ter essa foto divulgada para todos os estudantes da escola?

Não gosto nem de imaginar uma situação como esta (ainda bem que quando eu era adolescente ainda não existiam redes sociais, nem nudes!), mas ela é bem mais comum do que a gente imagina e deixa um rastro enorme de sofrimento, não só para a pessoa que tem sua intimidade exposta dessa forma imatura e vil, mas de também para seus familiares e amigos.

Esse cenário é justamente o que acontece com Nina, uma garota que vê seu universo desmoronar quando o garoto em quem confiava compartilha sua intimidade com todos do colégio.

Nina muda de cidade e de escola, depois de sofrer com os reflexos dessa exposição, que afetou, inclusive, seus pais, não apenas emocionalmente, mas até em seus locais de trabalho, e tenta recomeçar sem esse estigma em um novo ambiente.

Quando começa a fazer novas amizades e volta a participar de uma atividade extracurricular que adora, o teatro, descobre que o tecladista que estudava em sua antiga escola e conhecia o grupo de amigos de seu ex-namorado, estuda em sua nova escola.

Enquanto Nina tenta descobrir o quanto Vinícius, o tecladista gostosão, sabe sobre seu passado, se vê, mais uma vez, envolvida com uma situação de exposição, quando sua nova amiga vive algo semelhante e ela percebe que a questão ainda não está superada, tanto que decide fazer justiça com as próprias mãos e acaba complicando ainda mais as coisas, especialmente para si própria.

A escrita da Thais é belíssima e nos transporta para dentro desse universo escolar com muito realismo e empatia. A autora não só faz questão demostrar os danos psicológicos e emocionais da exposição da intimidade de alguém, como também deixa clara a importância de uma rede de apoio, bem como de confiar nos adultos para tomar as medidas necessárias e ajudar a lidar com a situação.

Achei muito relevante a forma como a autora abordou o tema, com muita sensibilidade, inclusive evidenciando o sentimento de culpa da vítima, nesses casos, e também do julgamento alheio, de como é ruim a cobrança por uma atitude que envolvia uma relação íntima de afeto e confiança. Porque o erro não é de quem mandou a foto íntima (ainda que seja pertinente o alerta para tomar cuidado ao compartilhar esse tipo de conteúdo ), mas sim de quem a compartilhou indevidamente.

Além de abordar essas questões super atuais, relevantes e polêmicas com muita delicadeza, o livro ainda traz uma linda história de superação, amizade, relações familiares e um  romance muito fofo que deixa o leitor com o coração quentinho.

Faça as malas e embarque nessa aventura adolescente, que traz tantas nuances sobre a juventude e seus dilemas, que faz com que essa história sobre recomeços ganhe ainda mais destaque no cenário dos livros Young Adult.

Vamos viajar?!

Continue acompanhando o blog  para mais resenhas, indicações e dicas de leitura!

Conheça outras obras da Thais Bergmann na sua página da Amazon!

Siga a autora nas redes sociais para saber mais sobre ela e seus livros!

 

Comentários