SÓ POR UM VERÃO - G. B. Baldassari

 


Antes de começar a falar sobre esse livro super divertido e perfeito para ler na estação mais quente do ano, deixa eu comentar um pouquinho sobre essa dupla de autoras. Sim! Esse livro foi escrito por DUAS autoras incríveis: a Bruna e a Gisele. Elas são um casal na vida e na escrita e escrevem histórias basicamente inspiradas na situações de humor do cotidiano, envolvendo relações humanas, inclusive as românticas.

Na biografia das autoras, elas apontam que, "nas suas histórias, o mundo é um lugar mais tolerante, a protagonista quase sempre é atrapalhada e, invariavelmente, termina com outra mocinha". Só por essa frase já vale a pena embarcar nos livros dessas duas musas da literatura contemporânea nacional! Vocês não acham?!

Eu tanto acho, que essa já é minha segunda leitura dessas autoras lindas e por cuja escrita eu simplesmente me apaixonei sem limites!

"Às vezes, é no inesperado que você encontra o padrão que tanto procura."

Em Só por um verão, temos a história de quatro irmãs que estão afastadas há alguns anos e não conseguem conviver umas com as outras sem muitas alfinetadas e discussões, até que algo trágico acontece e as força a se encontrarem e conviverem por um verão inteiro!

"Essa história é sobre minhas filhas. E não se engane com a primeira impressão..."

Esse livro é narrado pela matriarca da família e essa narrativa é inusitada porque a mãe está morta. Pois é, o evento que reúne as irmãs é justamente o funeral da mãe e a descoberta de que terão que passar um verão inteiro trabalhando na colônia de férias da família para destravar a herança milionária deixada pela falecida.

Pode parecer um pouco mórbido olhando assim, mas garanto que esse livro é tudo menos mórbido ou triste ou dramático. É uma leitura bem verão, descontraída, divertida, cheia de humor, com personagens cativantes e muito verdadeiros, e um enredo belíssimo, com várias surpresas, reviravoltas e muita profundidade emocional.

Apesar de todas as irmãs já serem adultas - todas com mais de 30 anos -, esse livro é bem jovial e aborda bastante as questões de amadurecimento e crescimento, de como lidar de forma saudável com situações traumáticas, perda e luto e sobre a importância das relações familiares e de amizade.

"Boas pessoas aceitam outras pessoas como elas são, simples assim."

Cada uma das irmãs tem personalidades distintas e bastante conflitantes entre si, o que torna a relação entre elas ainda mais sincera e interessante e ressalta como as diferenças podem afastar, se não soubermos aceitá-las, e como elas podem também aproximar, quando percebemos que não precisamos ser iguais a ninguém e muito menos impor que sejam iguais a nós.

"Todos nós fazemos muitos julgamentos baseados no estilo de vida uns dos outros."

Essas descobertas de como interagir e se relacionar entre si é muito emocionante e acompanhar os dilemas e confrontos, internos e externos, dessas irmãs é muito engrandecedor.

Faça as malas e embarque nessa leitura repleta de aventuras que desperta memórias afetivas, crushes fortíssimos e muita fofurice ao acompanhar as trapalhadas românticas de Luísa; reflexões importantes ao observar o despertar de Lara; muita paz de espírito ao mergulhar nas meditações de Luísa; e muitas risadas ao se deparar com as frases ranzinzas e tolerância zero da Helena.

Vamos viajar?!

Recomendo muito conferir as redes sociais das autoras que tem artes belíssimas e posts incríveis sobre esse livro e suas outras obras!

Confira esta e demais obras das autoras em sua página da Amazon!

Veja a resenha de A PRINCESA, O CAPPUCCINO E A PROFECIA DE APOLO, outro livro das autoras, aqui no blog!

Continue acompanhando o blog  para mais resenhas, indicações e dicas de leitura!

Comentários

Postar um comentário