Se você gosta de histórias doces, fluídas e com muitas referências musicais, esse livro foi feito especialmente para você!
Sou assumidamente fã da mistura música e literatura e adoro quando o livro tem trilha sonora disponível, principalmente uma tão delicadamente pensada para agregar os momentos da história com as mensagens das canções, então adorei a ideia da Babi Dewet de nomear os capítulos com os títulos das músicas e me deliciei escutando a playlist, enquanto imaginava os corredores sonoros da Academia Margareth Vilela.
Esse livro foi bastante nostálgico para mim, porque os cenários me remeteram à uma mistura entre Uma Escola Atrapalhada, filme dos Trapalhões de 1990, estrelando Angélica e Supla como o casal mais inusitado do universo, e o filme Na Trilha da Fama, estrelado pela Hilary Duff.
O casal do livro não fica tão distante da minha referência pessoal durante a leitura do casal de Uma Escola Atrapalhada, já que protagonista, Valentina, e o garoto estrela da Academia, Kim, também são opostos em diversos sentidos.
Valentina entra na Academia por voluntariedade inesperada do seu pai, que abandonou a família para perseguir sua carreira musical e nunca manteve contato com a filha, exceto para, já na fase adulta, bancar seus estudos de música, após descobrir que a filha é dotada de um ouvido absoluto, algo que possivelmente herdou do pai.
"Queria fazer a diferença através da sua música, se expressar para o mundo e fazer todos entenderem o que sentia."
Ouvido absoluto é a capacidade de reconhecer cada uma das notas que chega ao ouvido, um talento que torna Valentina especial no universo musical; um dom que seu pai, apesar de todo o distanciamento de anos, decide ser válido o suficiente para apoiar financeiramente os estudos da filha.
Claro que a relação dos dois não se altera em nada em razão disso e os poucos momentos em que os dois convivem, dentro da Academia, são repletos de silêncios constrangedores e falsas aparências, o que só fere ainda mais os sentimentos de Valentina e a fazem questionar sua decisão de aceitar a ajuda financeira do pai ausente.
A protagonista dessa história de superação vem de um contexto diferente dos demais estudantes, que fazem parte de família ricas e abastadas, muitas do mundo da música, enquanto Valentina tem uma mãe batalhadora e sua única conexão com esse universo fantástico e musical da Academia Margareth Vilela é a genética e o dinheiro do pai.
Valentina é obstinada e, uma vez tomada a decisão de aceitar a ajuda do pai para construir o seu futuro e viver seu sonho, decide fazer de tudo para conquistar seu espaço na Academia e mostrar a todos, e a si mesma, que é capaz e talentosa, o que vai muito além do seu dom nato de reconhecer as notas musicais.
"Seria ela mesma e faria o possível para, dali em diante, ser tudo o que sempre quis na vida. E ninguém poderia impedir."
Além de tudo isso, Valentina é uma roqueira e não consegue se enquadrar nos padrões clássicos da Academia, além de ter muita dificuldade com o instrumento clássico escolhido: o piano.
É aí que entra Kim: o garoto estrela do conservatório, filho adotivo da Diretora da Academia e que tem seus próprios demônios internos para enfrentar e que, de certa forma, o aproximam de Valentina, contra sua vontade e melhor juízo.
"Se não for difícil, não tem esforço. E, se não tiver esforço, ninguém se torna mais do que medíocre. [...] Se estiver fácil demais, você está fazendo errado."
Kim e Valentina são diferentes e opostos, mas existe algo intangível que os une e os faz questionar todo o resto que os separa: sua paixão e devoção pela música, como centro de tudo que existe e única forma de salvação.
"A música é a prioridade. Então faça o melhor que puder. Se tem alguém que nunca vai te abandonar, é a sua música. É a única coisa em que podemos confiar. É a única coisa que não os vira as costas."
Desse ponto em comum surge uma parceria inusitada, que evolui para uma amizade conturbada e um romance inevitável.
"Não podia prever o futuro, mas o presente parecia bom demais para ele simplesmente ignorá-lo."
Sonata em Punk Rock é muito mais do que uma história romântica entre jovens adultos, mas uma verdadeira homenagem à individualidade e às diferenças que tornam cada pessoa única e especial e à força de exercer sua essência e criatividade para ser você mesmo, sob quaisquer circunstâncias, e deixar o seu lado extraordinário se libertar e brilhar!
"Se ela sobrevivesse ao próximo minuto, poderia viver a vida inteira naquele único momento. Com muita música e rock'n'roll. Do jeito que deveria ser."
Faça as malas e embarque nessa aventura musical repleta de doçura, romance e muitas lições de vida que, certamente, vai inspirar você a deixar aflorar aquilo que a torna única e especial e viver sua própria verdade e sua essência, como os personagens dessa belíssima história de superação e amadurecimento.
Vamos viajar?!
Continue acompanhando o blog para mais resenhas, indicações e dicas de leitura!
Conheça as obras da Babi Dewet nas sua página da Amazon!
Siga a autora nas redes sociais para saber mais sobre elas e seus livros!
Confira também a resenha do livro Um Ano Inesquecível, escrito pela Babi Dewet em parceria com Paula Pimenta, Bruna Vieira e Thalita Rebouças (Parte 1, Parte 2)!

Comentários
Postar um comentário