Uma exaltação à juventude através de quatro contos emocionantes, um para cada estação do ano, escritos pelas mais conceituadas autoras do universo young adult da literatura nacional. Isso é o que você encontra nas páginas deste livro belíssimo e encantador.
Para quem nunca teve contato com a escrita desse quarteto fantástico (custo acreditar que exista alguém que nunca tenha lido nada dessas divas da literatura YA nacional), essa leitura é uma excelente oportunidade para conhecer o estilo narrativo das autoras e - obviamente - encantar-se por elas e sair em busca de tudo o que já escreveram!
Já deu para perceber que sou fã dessas quatro autoras maravilhosas, que considero referência e inspiração na literatura nacional, e amei cada aventura sazonal dessa antologia que é uma ode à juventude, trazendo histórias de amizade, amores, primeiras experiências, encontros e desencontros, relações familiares, amadurecimento, viagens e muitas surpresas.
É muito prazeroso desfrutar das estações do ano através do olhar poético e descontraído dessas quatro autoras, com aquela sensação nostálgica da adolescência, das descobertas e coração palpitante. Impossível não se identificar, inspirar e marcar muitos e muitos quotes para ler, reler e se emocionar!
A aventura começa no inverno, sob o olhar da Paula Pimenta, no conto Enquanto a neve cair, que conta a história de Mabel, uma típica adolescente aborrecida por ter que abdicar dos amigos durante as férias para viajar com os pais e o irmão caçula. (Confesso que no início fiquei um pouco com ranço da protagonista, mas acho que foi porque me identifiquei um pouco com a mãe, que planejou férias e recebeu apenas rabugice e ingratidão da filha! Por isso que o público alvo são os adolescentes, não suas mães! kkkkkk)
"Isso só vai durar enquanto a neve cair."
A impressão inicial de que Mabel passaria as férias inteiras reclamando de tudo e se fechando para todas as milhares de oportunidades incríveis ao seu redor, obviamente, não se confirma, e, depois de - mais uma - desilusão amorosa e uma situação perigosa e tensa, com um resgate mega fofo, a garota, enfim, acorda pra vida e decide viver o momento e desfrutar das surpresas agradáveis que o destino lhe preparou!
Por surpresas agradáveis estamos falando de um boy, é claro! Um crush fofíssimo, que é instrutor de esqui e que ajuda Mabel a ver a si mesma com outros olhos e exercer todo o seu potencial (olha a garota extraordinária aí, gente!).
"Nas palavras dele, era como se eu fosse diferente...Como se pela sua visão eu fosse uma pessoa melhor. Uma Mabel que eu não havia percebido que estava aqui."
Um conto lindo e divertido que faz refletir sobre a importância de apreciarmos o momento e desfrutarmos das oportunidades, mesmo quando as coisas não acontecem da forma como planejamos! (Uma leitura que pode ajudar os pais a mostrar graficamente aos filhos sobre como lidar com as frustrações! Prometo que parei com os conselhos maternos por aqui! Eu acho! kkkkkkk)
"Fiquei pensando em tudo que tinha deixado de viver. Em como minha vida havia sido limitada, no quanto eu tinha dado importância para coisas que não valiam a pena...para alguém que não valia a pena."
Na sequência, temos o belíssimo conto da Babi Dewet (amo demais com todas as minhas forças essa gata da literatura YA nacional! Precisava dizer!), O Som dos Sentimentos (talvez seja o meu favorito do livro, mas tenho medo de fazer essa afirmação!), que narra a interação, inicialmente platônica, entre dois completos desconhecidos, em plena Avenida Paulista.
"Um dos grandes poderes mágicos da música: fazer você pensar que está dentro de uma história diferente, só sua, e ficar feliz com isso."
João Paulo é um estudante de música com uma missão altruísta autoimposta de tocar na Avenida Paulista durante o Outono para arrecadar dinheiro para doar para os cuidados dos animais (fofíssimo, não! Já me apaixonei imediatamente por ele!).
"Ele, sonhador, tinha medo de relacionamentos (mas não de sentimentos), e não podia enganar a garota mais bonita que já tinha conhecido na vida. Ela precisava saber que o amor platônico que ele sentir era totalmente egoísta."
Anna Júlia (cante a música do Los Hermanos para ver o que acontece!) é uma estudante do ensino médio que quer cursar a faculdade de direito e consegue um estágio durante a estação das folhas caídas em um escritório perto do MASP, que a faz percorrer a Avenida Paulista diariamente e cruzar o caminho de João Paulo (alguém mais já ficou com o coração derretido apenas com essa descrição?!).
"Parecia difícil admitir que não se sentia feliz, mas surpreendentemente a música podia, sim, ajudá-la a não remoer sozinha o quanto se sentia perdida. A não ter que dizer aquilo tudo em voz alta."
Depois de muitos dias apenas observando-se secretamente, acontece a primeira interação (que é muito fofa, nem vou cotar pra não estragar o momento de coração derretendo na leitura) e, a partir daí, muita conexão, descobertas, trocas e momentos lindos e encantadores.
"Eles podiam conversar e rir juntos, mas no fim eram apenas pessoas que tinham acabado de se conhecer."
Esse conto deixa o leitor sem fôlego do início ao fim, na expectativa do que acontecerá com esse casal - que eu já shippei nas primeiras páginas - e com um medo absurdo de que tudo dê errado e eles acabem seguindo caminhos diferentes sem nunca mais se encontrar (não vou contar se isso acontece, mas garanto que vale a pena descobrir!).
Além disso, essa história traz lindas lições sobre como conduzimos nossas vidas, nossas rotinas, sem sequer olhar para os lados, para fora da tela dos nossos celulares (ou outros aparelhos eletrônicos) e reparar nas coisas incríveis que estão ao nosso redor e que podem mudar nossas vidas para sempre, se apenas nos dignarmos a reparar!
E assim passamos por duas estações do ano, as mais frias, diga-se de passagem, e percebi que a resenha já está grande demais. Então, a resenha dos outros contos você confere aqui mesmo, na semana que vem!
Faça as malas, com roupas quentes e aconchegantes, para encarar esse inverno gelado, mas cujo romance consegue derreter os corações, e esse outono musical que contradiz a canção da minha musa Sandy, mostrando que o outono nem sempre é igual!
Vamos viajar?!
Continue acompanhando o blog para mais resenhas, indicações e dicas de leitura, especialmente na semana que vem, para conferir a continuação dessa resenha!
Conheça as obras da Paula Pimenta e da Babi Dewet nas suas páginas da Amazon!
Siga as autoras nas redes sociais (Babi, Paula) para saber mais sobre elas e seus livros!

Comentários
Postar um comentário