Você já ouviu falar na Armênia?
Não na Dona Armênia, personagem eternizada pela atriz Aracy Balabanian, nem na estação de metrô da cidade de São Paulo. No país, sem costa marítima, localizado na região montanhosa da Eurásia, entre o Mar Negro e o Mar Cáspio, que faz fronteiras com a Turquia, Geórgia, Azerbaijão e Irão.
Eu também não sabia tudo isso sobre a Armênia antes de começar a ler esse livro, satiricamente intitulado O Armênico, pela forma como passou a ser conhecido no Brasil, fazendo referência às suas origens e sua condição de estrangeiro no país.
"Aquelas fantasias me fizeram crescer, imaginar o inimaginável, atingir o inatingível. Eu era um menino de quatro anos e me lembro perfeitamente de como tudo começou!"
Esse livro é muito mais do que apenas uma aula descontraída de História, Geografia e Política, mas uma verdadeira comédia da vida privada, que conta a história de um jovem com um sonho inusitado. Um armênio que, desde menino, cultivava o amor pelo Brasil, sua cultura, suas novelas e sonhava em embarcar para essa terra fantástica e, aparentemente, intangível.
"Eu voltei para dizer que o mundo é um lugar onde tudo é possível e que o futuro é incerto quando você segue seu sonho sem censuras, mas nunca me preocupei com as dúvidas."
Arthur Haroyan, que aprendeu português para escrever este livro, como consta na capa, é um contador de histórias encantador!
Através dos capítulos, nomeados em homenagens a novelas brasileiras, Arthur narra a história de sua vida, com causos sobre sua cultura e a família tradicional, sua paixão pelo universo artístico e pelas referências brasileiras, e sua trajetória até conquistar seu maior sonho: chegar ao Brasil!
A forma sensível e cômica com que Arthur narra sua trajetória é fascinante e cativa o leitor, que torce por ele a cada página, como se esta fosse uma obra de ficção e desejássemos alcançar o tão sonhado final feliz!
"Quando achamos que estamos no fundo do poço vem a ARTE para nos salvar, aquele mundo de fantasia que nós, os artistas, inventamos para depois acreditar cegamente. Isso faz com que a gente se sinta vivo!"
O mais impressionante desse livro, além da forma inspiradora com que Arthur fala sobre suas aspirações e suas experiências, nem sempre agradáveis, são as lições de vida que permeiam suas páginas e se tornam fonte de motivação e admiração!
Digno de nota, também, que os direitos autorais do livro serão doados para as famílias armênias atingidas pela guerra de 2020! O que mostra o enorme coração desse autor!
Faça as malas e embarque nessa aventura dos confins da Armênia para a maior metrópole brasileira ao lado desse sonhador determinado e divertido e inspire-se na sua história de empenho e dedicação, que ainda está longe do final, pois, certamente, ainda ouviremos falar muito sobre as conquistas desse "armênico"!
Vamos viajar?!
Se quiser conhecer um pouco mais sobre essa figura irreverente que é o Arthur Haroyan, siga-o nas redes sociais, clicando aqui!
Confira, também, a entrevista concedida para a Revista Conexão Literatura, clicando aqui!
O livro está disponível no site da Editora Crystal Books! Adquira aqui!
Continue acompanhando o blog para mais resenhas, indicações e dicas de leitura!
Comentários
Postar um comentário