Para quem navega, ainda que minimamente, nas redes sociais, é impossível não ter se deparado com alguma notícia ou referência aos "Booktokers", um fenômeno que cresceu exponencialmente no ano de 2021.
Os "booktokers" nada mais são do que a evolução dos "booktubers", fenômeno do ano de 2018. Os vídeos de críticas literárias, resenhas, dicas e indicações de leitura que faziam grande sucesso no YouTube, de 2018 em diante, ganharam versões mais curtas, de 30 segundos, para o TikTok.
Os "booktoks" são resumos divertidos e criativos dos livros, contando, por vezes, com encenações de personagens, pequenas análises, dublagens que condizem com a história ou com reações que dela surgiram, além dos famosos aesthetics.
Aesthetics?! O que é isso?
O nome pode ser um pouco esquisito, especialmente quando utilizado na sua versão livreira - bookaesthetic -, mas não é nenhum bicho de sete cabeças.
Os famosos aesthetics são videos com grupos de imagens, geralmente com alguns efeitos e uma música de fundo, relacionadas com a história do livro e que ajudam a construir o visual daquela obra, como características físicas dos personagens, cenários onde a história se passa e algumas referências ao enredo.
Gêneros mais badalados:
Como o TikTok é uma rede social muito utilizada por usuários jovens, de 12 a 25 anos, os gêneros que mais se destacam nesse fenômeno chamado "Booktok" são young adult (jovem adulto), fantasia e suspense.
O principal ponto comum das obras adoradas pelos "booktokers" são as emoções. Os leitores adoram livros que mexem com seus sentimentos, fazem chorar, surpreendem. Por isso, romances, fantasia e suspense são os queridinhos da galera!
Representatividade é importante!
Outro fator de destaque entre os "booktokers" são livros com representatividade, e não apenas na questão LGBTQIA+, mas também protagonistas fortes, obras que apostam na diversidade, e também o incentivo aos autores nacionais, especialmente os independentes.
Muitos dos "booktokers" dedicam-se a incentivar a leitura de livros nacionais, buscando maior valorização para a literatura jovem nacional!
A venda de livros aumentou!
Sabia que esse fenômeno das redes sociais voltadas ao incentivo à leitura ajudou a ampliar as vendas e livros no ano de 2021?
Pois foi exatamente isso que aconteceu!
Mais de 5 milhões de livros infanto-juvenis/educacionais foram vendidos no primeiro semestre, um aumento de 42% com relação ao mesmo período no ano anterior.
A nova onda das redes sociais trouxe para a lista de mais vendidos de 2021, quatro obras infanto-juvenis publicadas em anos anteriores, criando o hype através do fenômeno "booktok".
Quer saber quais são elas?
- Mentirosos, de E. Lockhart, publicada em 2014;
- Um de nós está mentindo, de Karen McManus, publicada em 2017;
- Corte de espinhos e rosas, de Sarah J. Maas, publicada em 2018;
- Vermelho, branco e sangue azul, de Casey McQuiston, publicada em 2019.
Tem autor Booktoker!
Muitos autores se renderam ao fenômeno e entraram para a comunidade booktoker como forma de se engajar com o seu público e divulgar suas obras, além de compartilhar suas leituras, obras e autores favoritos e seu amor por livros!
Para você que ficou curioso e quer conhecer esse fenômeno e saber mais sobre o conteúdo dos booktokers, ou já conhecia, mas quer dicas sobre perfis para conhecer e seguir, segue uma lista com alguns perfis que mostram o lado divertido da literatura!
Perfis de Booktokers que você precisa conhecer:
Espero que tenham gostado de saber um pouco mais sobre esse fenômeno e espero, também, receber a visita de vocês lá no meu perfil do TikTok (o último da lista de perfis a seguir)!
Aproveite para me indicar o perfil de algum booktoker nos comentários!
Continue acompanhando o blog para mais notícias, resenhas, dicas e assuntos referentes à literatura!
Comentários
Postar um comentário