O assunto do blog hoje é a controversa fórmula de sucesso utilizada por muitos autores e, especialmente, no âmbito do cinema, conhecida como JORNADA DO HERÓI ou MONOMITO.
O que é, afinal?
A Jornada do Herói nasceu de uma análise aprofundada feita por Joseph Campbell no livro O Herói das Mil Faces, no qual examinou diversas histórias e encontrou nelas uma técnica comum às lendas, mitos e fábulas antigas, através da qual o protagonista passa por transformações sequenciais até se tornar um herói.
Posteriormente, o roteirista de Hollywood e executivo da indústria cinematográfica Christopher Vogler, no livro A Jornada do Escritor, adaptou a análise original e condensou-a para 12 etapas que conduzem ao sucesso na construção de uma história.
Estrutura
A fórmula supostamente mágica para o sucesso divide-se em três seções: Partida, Iniciação e Retorno, e cada uma delas subdivide-se em passos ou etapas.
Seguindo-se essa métrica, estar-se-ia diante de uma história de sucesso!
Os 12 estágios da jornada do herói
11. Ressurreição do Herói - Um novo e mais desafiador teste se apresenta e o herói precisa utilizar de todos os seus aprendizados para superá-lo e sagrar-se vencedor.
12. Retorno Triunfal - O herói volta para casa triunfante, dotado dos conhecimentos necessários para compartilhar e ajudar a todos no mundo comum.
Subversões e Inversões
Uma vez compreendida e desenvolvida a estrutura da Jornada do Herói, é possível criar subversões e inversões na ordem das etapas, suprimir algumas passagens, potencializar outras e criar inúmeros arranjos diferentes, sem, contudo, perder a essência da fórmula.
Fugindo da métrica
É possível escapar da Jornada do Herói?
Essa conhecida estrutura atormenta muitos autores e criadores de histórias, que duelam internamente com esse conflito, na tentativa de escapar dessa fórmula e criar algo totalmente original.
Um exemplo disso é o filme Amnésia, que subverteu a linha temporal, passando a falsa impressão de que a jornada do herói foi abolida, quando, se examinarmos detidamente, perceberemos que está presente, ainda que de forma subversiva!
A verdade é que é praticamente impossível encontrar uma história que fuja totalmente dessa métrica e não se enquadre nas etapas da jornada do herói, o que não significa que não seja original!
Mesmo diante desse modelo estrutural na forma de contar histórias, é possível criar algo totalmente singular e captar o interesse dos leitores!
O que fazer, então?!
Mais importante, na hora de escrever uma história, é preocupar-se com os personagens, o enredo e seus objetivos ao contá-la, que tipo de emoções quer despertar nos leitores.
Não se ocupe tanto em procurar escapar da jornada do herói, mas sim em garantir uma boa estrutura e profundidade para sua história e seus personagens, bem como criar uma narrativa interessante e original.
Fugir da métrica de sucesso não deve ser o seu objetivo, e sim encantar seus leitores com algo único e especial! Essa sim é a receita para o sucesso de uma boa história!
Procurando dicas para construir sua história?
Confira a Oficina de Escrita Gratuita das Autoras Amigas da Cristal!
As vídeo-aulas estão disponíveis gratuitamente no Canal do Youtube das Amigas e o material complementar, no site oficial!
Tem uma aula especial sobre a Jornada do Herói, além de muitas dicas de escrita, matemática narrativa, construção de mundo e personagens e muitos mais!
Continue acompanhando o Blog para mais assuntos literários e muitas viagens no mundo dos livros!
Se gostou do conteúdo, ficou com dúvidas ou tem opiniões para compartilhar, deixe um comentário e vamos conversar!
Comentários
Postar um comentário