MARINA – CARLOS RUIZ ZAFÓN


Um romance de ficção infanto-juvenil, recheado de mistérios e surpresas angustiantes, em que a cidade de Barcelona figura quase como um dos personagens, é o que encontramos neste que é um dos primeiros romances deste renomado autor.

O livro conta a história de Óscar Drai, adolescente de 15 anos, que reside em um internato em Barcelona, e passa seu tempo livre escapando dos muros de sua escola para apreciar as antigas construções da cidade, encantado pela arquitetura de seus imponentes casarões.

Em um desses casarões, que Óscar acredita estar abandonado, ele acaba conhecendo Marina, uma jovem enigmática que vive enclausurada com seu pai Germán, e os dois começam uma inocente amizade, unidos pela perseguição de um mistério que intriga a jovem Marina.

Óscar e Marina passam a tentar desvendar o segredo por trás de uma mulher coberta por um manto negro que visita uma sepultura sem nome, sempre à mesma data, à mesma hora, e acabam se envolvendo em um caso intrigante e assustador, descobrindo o paradeiro Mijail Kolvenik e Eva Irinova, um casal famoso há algumas décadas, que supostamente morreu em um terrível incêndio.

A trama fica cada vez mais assustadora e mirabolante, à medida em que Óscar e Marina vão desvendando os mistérios envolvendo a história de Mikail e sua insanidade, e se deparando com inúmeros perigos, enfrentando criaturas aterrorizantes e letais, ao mesmo tempo em que lenta e timidamente desvendam os segredos um do outro e se permitem desenvolver uma verdadeira e singela amizade.

Os mistérios são tão mirabolantes que é praticamente impossível desvendá-los, e a fantasia é tão assustadora que torna a leitura extremamente angustiante. Ao mesmo tempo, o romance é tão singelo, ingênuo e comovente, o que torna essa leitura agradável e deliciosa, apesar da aflição com relação aos mistérios e perigos.

O final encerra a trama de mistérios de forma esplêndida, e a histórias desses adoráveis personagens termina de forma tão doce e melancólica que é impossível não se emocionar.

Faça as malas e percorra ao lado de Óscar as ruas de Barcelona, conhecendo sua beleza e seus mistérios, numa viagem verdadeiramente singela e aventureira, e surpreenda-se com a leveza do primeiro amor e dos belos sentimentos que ele inspira.

Vamos Viajar?


Comentários