HARRY POTTER E A PEDRA FILOSOFAL – J. K. ROWLING


Este é o primeiro livro de uma saga sensacional que encantou milhões de pessoas ao redor do mundo, com livros incrivelmente bem escritos e fascinantes, e filmes muito bem adaptados.

Este é o começo de uma experiência que se tornou inesquecível para muitos leitores. Este é o livro que apresenta o mundo da magia, da fantasia; introduz alguns dos personagens mais queridos de leitores ao redor do mundo; e inaugura uma aventura que vai perdurar por outros seis livros, que oferecem uma viagem incrível e memorável.

Você pode estar se perguntando: não é mais fácil apenas assistir ao filme? E a resposta é: pode ser que seja mais rápido, e a experiência vai ser ótima, pois o primeiro filme da saga quase não deixou nada do livro de fora, mas eu realmente recomendo essa leitura e vou dizer porquê.

O primeiro passo é deixar seus preconceitos de lado, pois esta leitura vai muito além de uma mera ficção infantil e não se resume a uma simples modinha do momento.

J. K. Rowling, discípula de J. R. R. Tolkien, autor de O Senhor dos Anéis, cria nesta obra uma trama rica em detalhes e mitologia, introduzindo o viajante em um mundo totalmente novo, onde a magia é real, feitiços e poções existem, criaturas mágicas como magos, dragões, gigantes, elfos domésticos, dentre outros, são protagonistas de aventuras recheadas de humor e fantasia, tudo isso adicionado a personagens profundos e cativantes e violões aterrorizantes.

Se tudo isso já não for o bastante para despertar o interesse por essa fascinante leitura, tem mais! Este livro traz ainda uma ternura e singeleza nas relações humanas que são dignas de referência, e tornam a leitura interessante para o público de qualquer idade!

Harry Potter e a Pedra Filosofal é na verdade uma história de amor, sem romance, sobre amizade, superação, respeito, aceitação e esperança!

A história começa apresentando o personagem principal, Harry Potter, um menino de 11 anos que vive com seus tios e primo, os Dursley, que são pessoas extremamente esnobes e preocupadas com seu status e aparência perante à vizinhança, e dotadas de tamanho egoísmo que só conseguem enxergar as necessidades do filho, que é igualmente arrogante e maldoso como os pais, dando a ele uma criação cheia de mimos e sem qualquer limite, ensinando-o valores completamente equivocados. (Perceba a densidade dos personagens para uma história infanto-juvenil!)

A família nega a Harry qualquer carinho, afeto e conforto, tanto que seu quarto é um pequeno armário embaixo da escada, empoeirado, que ele divide com equipamentos de limpeza, e a família sequer comemora o aniversário do garoto. Não há bolos, velas, parabéns ou presentes.

Mesmo diante de tudo isso, Harry é um menino dócil, inocente e gentil, e suporta calado todas as maldades que sofre dentro da casa dos Dursley, somente se deixando enraivecer quando eles falam mal de seus falecidos pais, cuja história que foi contada à Harry é que ambos morreram em um acidente de carro.

No seu aniversário de 11 anos tudo está prestes a mudar, quando recebe uma carta da escola de magia de Hogwarts, e por mais que seus tios tentem evitar que ele receba esta carta, e se torne ciente de uma realidade que ambos odeiam, o destino de Harry está fadado a mudar drasticamente!

O meio gigante Hagrid, Guaridão das Chaves e Jardim de Hogwarts, que fora responsável por entregar Harry quando bebê aos cuidados de seus tios, retorna para buscá-lo e leva-lo até a escola de magia, e deste momento em diante, a vida de Harry se transforma completamente e ele viaja para um mundo inteiramente novo e fantástico, onde descobre que é um bruxo, assim como foram seus pais, e que vai estudar magia na escola mais importante do mundo.

Ele descobre, também, a verdade sobre a morte dos seus pais e a razão de carregar uma estranha cicatriz na testa, em forma de raio, tudo obra do bruxo das trevas mais maligno e poderoso de todos os tempos, Lord Voldemort. Tão temível que a maioria das pessoas do mundo bruxo sequer pronunciam seu nome.

O Lord das trevas matou o pai de Harry e também sua mãe, que se voluntariou à morte, num ato desesperado de amor verdadeiro para salvar a vida do filho bebê, o que criou uma barreira de proteção contra o feitiço lançado em seguida pelo bruxo ao tentar matar Harry, causando-lhe apenas a cicatriz na testa e fazendo o bruxa das trevas evaporar sem deixar vestígios.

Hagrid acompanha Harry ao Beco Diagonal, um beco bruxo escondido no meio de Londres, repleto de lojas e estabelecimentos pertencentes a bruxos, onde Harry vai sendo apresentado aos poucos ao mundo da magia, adquirindo o estranho material escolar que vai precisar para sua nova escola.

Depois disso, Harry vai até a estação de King’s Cross para embarcar no trem que irá leva-lo a Hogwarts, e lá conhece aquele que irá se tornar seu melhor amigo, Ron Weasley e o restante de sua família. Em Hogwarts, ele conhece outros dois importantes personagens, Hermione Granger, que ao final deste livro se tornará sua melhor amiga, e Draco Malfoy, que irá virar seu arqui-inimigo.

Cada personagem desta história, e são inúmeros, possui uma interessante peculiaridade, que contribui para a parte emocional do enredo, que é tão presente quanto a parte fantasiosa e criativa da trama.

Através das características dos personagens, Rowling aborda temas relevantes e importantes do mundo infanto-juvenil, e do mundo em geral, como preconceito racial e social, inclusão, respeito às diferenças, enfrentamento e superação de medos, empoderamento feminino, valores e tradições, autoestima, sempre instigando a acreditar na capacidade de si mesmo de enfrentar e superar desafios.

Enquanto Harry vai aprendendo sobre o mundo da magia e sobre a própria história, que lhe fora roubada pelos tios, ele vai criando laços com outros personagens, que são responsáveis por ajudá-lo em seus percalços e incentivá-lo a alcançar suas conquistas, e acaba se envolvendo em diversas travessuras, que torna a leitura certamente muito divertida e fluída.

"É preciso muita audácia para enfrentarmos nossos inimigos, mas audácia superior para enfrentarmos os nossos amigos."

Neste livro, a trama principal fica a cargo do retorno de Lord Voldemort, que muitos no mundo bruxo temiam, e seu envolvimento e ligação com Harry, quando ele dá os primeiros passos em direção ao seu ressurgimento, e Harry enfrenta-o pela primeira vez, ainda como um bruxo iniciante, titubeante e sem muitos conhecidos, movido apenas por sua coragem e valentia, e pelo profundo sentimento de amor que foi incutido a ele por sua mãe.

"Ter sido amado tão profundamente, mesmo que a pessoa que nos amou já tenha morrido, nos confere uma proteção eterna."

O amor é tema central e recorrente neste e nos demais livros da série, e é abordado sob diversos aspectos, todos de extrema relevância, e com uma singeleza própria para viajantes de qualquer idade, tornando essa leitura sublime e formidável.

Faça as malas, corra sem receios para a plataforma 9 e ½  - ou 9 e ¾, na versão não traduzida – e embarque neste trem mágico, rumo a uma aventura de valor inestimável, e deixe o coração ser seu guia por este universo fantástico e sensacional, ao lado de personagens que vão cativá-lo, impressioná-lo e crescer dentro de você, em valor e estima!

Vamos viajar?

P.S. – Os filmes são o complemento perfeito para a leitura!

P.S. 2 – Depois de ler o primeiro, será impossível não ler a série inteira!

Comentários